sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Tentação


Todos os dias, enfrentamos prazeres imediatos: um hambúrguer no almoço, 15 minutos a mais de sono, deixar o trabalho para amanhã. Às vezes cedemos, às vezes fugimos. Mas o autocontrole é uma das atitudes mais importantes - e difíceis - da vida. A boa-nova é que dá para aprendê-lo.

Controle traz felicidade?

Isso não quer dizer, no entanto, que o segredo para uma vida bem-sucedida esteja em sempre abrir mão de suas vontades. O excesso de controle pode ser tão prejudicial quanto a falta dele.

Às vezes você merece uma trégua. Se você seguir as metas com uma rigidez nazista, a chance de desistir é enorme.
Mas nem é preciso ir tão longe.

Às vezes o prazer que uma hora a mais de sono proporciona não vale o sacrifício necessário para acordar mais cedo. Em outras palavras, de vez em quando é bom ceder às tentações e simplesmente desfrutar o momento.

"O autocontrole não é meramente o ato de ser uma boa pessoa ou ser alguém responsável. É escolher a quais das tentações você vai ceder - e depois viver de acordo com essa escolha", diz Daniel Akst.
As dicas de ouro
Vá com calma
O autocontrole não é infinito. Por isso não o desperdice se expondo a tentações, como ir ao bar se você quer emagrecer.

Estude o inimigo
Entenda as consequências negativas de um comportamento. Bote na cabeça que, sim, cigarro mata.

Espalhe ao ventoAssuma o compromisso em público. Se você contar a todos que está prestando concurso, eles vão perguntar como vão os estudos, a data das provas...

Seja precisoTransforme objetivos abstratos em metas. "Perder 2 kg este mês" é mais concreto do que manter o objetivo de emagrecer indefinidamente.

Caia na gandaiaComemore cada meta cumprida. Vale comer um quadradinho de chocolate depois de uma semana de dieta ou cair na balada depois de meses estudando pro vestibular.

Encare o perigoEnsaie para não ser pego desprevenido. Assim: "Se meu parceiro me chamar para uma rodada de pôquer, eu vou falar que não posso ir".

Permita-se
Às vezes você merece uma trégua. Se você seguir as metas com uma rigidez nazista, a chance de desistir enorme.

Paula Scarpin

Nenhum comentário:

Postar um comentário