segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Por que não perdoamos nossas imperfeições?

Outro dia uma amiga mandou para um grupo de mulheres um post sobre bronzeamento artificial, ilustrado por um ator de TV fortão, com barriga de tanquinho.
Uma delas comentou rapidamente sobre a beleza do homem. E as outras foram respondendo uma a uma, a mesma coisa: “Ah, sou mais a barriguinha do meu amor”; “meu marido tem uma pancinha, mas é mais lindo”; “prefiro homem de verdade, essas barrigas de tanquinho são muito estranhas”.
Até a que tinha comentado sobre os atributos físicos do rapaz concordou com as outras: homem “normal” é o que há. Imperfeições são “um charme”.
Eu mais do que concordo.
Mas fiquei me perguntando: por que nós, mulheres, conseguimos ser tão condescendentes com as imperfeições de nossos homens e não com as nossas? 
Por que somos tão generosas com barriguinhas, ruguinhas, dentinhos e cabelos brancos deles e tão malvadamente perfeccionistas com nossos corpos, rostos, cabelos? Se eles são tão amados do jeito que são, porque nós não seríamos?
Não é, na minha opinião, culpa dos homens. 
A maioria dos que eu conheço exalta as mulheres que não se deixaram levar por obsessões pela magreza ou pelos cabelos chapados ou pela malhação excessiva. 
Somos nós mesmas que não nos perdoamos.
Por que?

Martha Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário