sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Espelho, espelho meu

 Um dia destes uma paciente falou um pensamento de Érico Veríssimo que diz o seguinte: “No fim tudo acaba bem, se não acabou bem, é porque ainda não acabou.” Naquele exato momento eu disse a ela: Isso vai dar um artigo para a minha coluna, você me inspirou! Ela soltou um belo sorriso e aqui estou eu, tentando falar para você da nossa responsabilidade frente aquilo que falamos ao mundo...

Aquilo que você vê é aquilo que você recebe. Olhe ao seu redor. Você gosta do que vê ? O quanto você é responsável pelo que vê ? Nós fazemos o nosso mundo sem álibis, sem desculpas. Ninguém é mais responsável por você, do que você mesmo. A cor do nosso mundo íntimo é escolhida a partir dos nossos referenciais pessoais.

Conta- se que uma certa vez um ancião descansava em um tosco banco à sombra de uma árvore, quando foi abordado pelo motorista de um automóvel que estacionou a seu lado:

- Bom dia !
 - Bom dia !
 - Mora aqui ?
 - Sim, há muitos anos...
 - Venho de mudança. Gostaria de saber como é o povo.
 - Fale antes da cidade de onde vem.
 - Ótima. Maravilhosa ! Gente boa, fraterna... Fiz muitos amigos. Só a deixei por imperativos da profissão.
 - Pois bem meu filho. Esta cidade é exatamente igual . Vai gostar daqui.

- O forasteiro agradeceu e partiu. Minutos depois apareceu outro motorista:

- Estou chegando para morar aqui. O que me diz do lugar ?
 - Como é a cidade de onde saiu ?
 - Horrível ! Povo orgulhoso, cheio de preconceitos, arrogante ! Não fiz um único amigo !
 - Sinto muito meu filho, pois aqui você encontrará o mesmo ambiente.

A vida é como um computador. Estamos constantemente programando- a para melhor ou para pior. Aquilo com que a alimentamos acaba voltando para nós. Sempre temos uma escolha. Se você entra numa floricultura, pede uma dúzia de rosas mas não gosta de sua aparência, pode mudar de idéia e trocá-las por tulipas, sem problemas. A vendedora pode até lançar- lhe um olhar atravessado, mas você trará as tulipas. Você pede o que quiser.

Na sua vida sempre existem caminhos diferentes, talvez inicialmente não sejam os caminhos dos seus sonhos, mas ainda assim, são os seus caminhos, e deles podem surgir surpresas incríveis, que se você simplesmente tivesse desistido antes de trilhá-lo, jamais teria encontrado. Cada manhã é um recomeço. Cada dia surge novinho em folha !

O entusiasmo é o motor possante do sucesso. A palavra entusiasmo vem do grego en-theos que significa “estar em Deus”. Não refiro- me aqui ao Deus religioso, mas ao Deus íntimo de cada um. Essa energia que nos diz a cada dia que de alguma forma a vida vale a pena. É o Deus da vida , das realizações, da energia que brota de cada um de nós. É a cor que imprimimos em nosso mundo.

Se o seu caminho hoje não é aquele com o qual você sonhou... Lembre- se do pensamento de Érico Veríssimo: é sinal que ainda há muito pela frente, você ainda está na “trama” da história, o final dela ainda não está escrito! 

Lígia Guerra


Nenhum comentário:

Postar um comentário