domingo, 1 de janeiro de 2012

Um Novo Ano

O que mais se ouve falar no final de dezembro é que o ano passou muito rapidamente, que não se teve tempo de fazer isso ou aquilo. Parece que o tempo caminha em outra direção, não ao encontro dos nossos desejos.
Essa fala é quase geral e não raro camufla nossa insatisfação diante do tempo perdido e parece que tempo perdido rima com perda de felicidade.

Então, já que o tempo passou mesmo, que fiquem no passado as mágoas, os fracassos, as incompreensões, as tristezas e angústias, que nenhum mal-entendido fique pendente, que nenhum desencontro fique sem abraço. Se as boas intenções não se realizaram, que as novas se concretizem.

Que do passado se percam as marcas daquilo que não foi vida, que não foi justo,que não foi verdade. Que as dores que se foram nos deixem mais fortes, mais corajosos, mais simples. E entreguemos nas mão de Deus o que foi, para que Ele nos ajude no que vai ser.

Pedir perdão é um bom modo de concluir o ano; depois, agradecer profundamente por tudo o que recebemos, por tudo o que pudemos fazer e ser, por todos os que partilharam a vida conosco.

E, finalmente, oferecer-se. Oferecer o ano que começa, cheio de promessas de esperança e oferecer-se para ser sinal de esperança; oferecer a vida do mundo e oferecer-se para defender a vida; oferecer o desejo visceral da humanidade que anseia por dias de paz e justiça e oferecer-se para ser uma pessoa de paz, um praticante da justiça, comprometido com a humanidade.

A paz pode ser um bom propósito para o ano novo apenas aquela paz que noticiam os jornais, que são temas das conferências e dos tratados, mas a paz que se aquece de liberdade, de respeito, de sinceridade e confiança. Aquela paz que reinava na família de Nazaré. Aliás, pode ser um bom propósito predispor-se a ser um membro a sagrada Família e ser como tal e agir como tal. Assim fazendo, é bem possível que nossos dias sejam menos atribulados, que nossa vida seja melhor.

Não se trata, entretanto, de uma receita de felicidade, mas de um sonho e de um voto que poderíamos sonhar para nós e para os outros e desejar para todos os homens de boa vontade. E que se cumpram em nós as palavras do profeta Ezequiel: “Dar-lhes-ei um só coração, porei no seu intimo um espírito novo: removerei do seu corpo o coração de pedra, dar-lhes-ei um coração de carne”.

Desconheço o autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário