domingo, 8 de janeiro de 2012

De como transformo a rotina em dias bonitos...

 
Sei que o dia será bonito quando me proponho a acordar mais cedo e vou andando tranqüilamente para o trabalho ,participando da paisagem acordada pelos dourados do sol ameno do inverno_ eu me aventurando pelas ruas como quem passeia dentro de um quadro de Miró. Ou quando inauguro o meu dia chuvoso no ônibus lendo um poema do Manoel de Barros, sentindo ainda o cheiro de xampu nos cabelos do banho recém-tomado. E quando chego lá, mesmo meio enjoada daquilo tudo e faço aquela brincadeira que faz todo mundo rir pra descontrair, sei que o resto do dia vai ser mais bonito.

Na hora do almoço, daquela comida de sempre, quando resolvo que comeremos alguma coisa que esperamos pra comer aos domingos ou nos dias em que recebemos o salário, e tomamos uma tacinha de vinho escondido pra relembrar como o proibido moderado pode ser gostoso e que faz toda a diferença, a beleza se revela gratuita.

Se eu passar no sebo no final da tarde e ganhar 3 horas fuçando livros e perder 40 reais levando-os pra casa barganhando preços ou pré-datando um cheque, ou se eu encontrar aquela raridade do Guimarães Rosa recém-chegada que ainda nem colocaram preço e está em cima do balcão...será lindo, tão lindo.


Quando eu voltar pra casa, se eu me abandonar meia horinha na cama sem pensar em nada, olhando pro teto, sem tirar a roupa do trabalho, sem me preocupar com a arrumação do quarto ou qualquer coisa desse tipo só pra apertar o play daquele CD que já estava rolando antes de sair cedo, o refrão pela metade, escutando atentamente, sentindo cada acorde daquela musiquinha que penetra todos os ambientes da minha casa e da minha alma, sei que a beleza do resto do dia está garantida.

Depois tomar aquele banho demorado, usar o óleo delicioso ou o hidratante perfumado, a camisola de cetim limpinha... Ligar o computador , ter as palavras arreganhadas escorrendo pelos dedos no teclado até sentir que é isso, que tá pronto, ler aquele e-mail do amigo saudoso, mandar outro mais saudoso ainda e gostar tanto da minha vida assim, com meu coração sossegado, escolhendo minhas surpresas e sentindo aquele sono na hora em que sei que vai me permitir acordar super bem no dia seguinte...ou receber o telefonema convidando a transgredir e cair no samba pra chegar de madrugada e acordar na mesma hora de sempre, ressaqueada, sonolenta e feliz...não importa.

Sei que o dia será mais bonito quando lembro de determinar certas coisas, como fazer do cansaço um cantinho de silêncio e repouso pra dormir pesado e do edredon o abraço mais caloroso enrolando o meu corpo com cuidado dentro dele pra que tudo pareça afago, conforto, aconchego. Quando me proponho a melhorar os ambientes por onde passo ou, pelo menos, me predisponho a estar bem dentro deles.Quando me permito transgredir sem culpas, sem dramas.

Gosto de saber que a minha criatividade serve, principalmente, para arranjar outras alternativas e driblar meu fastio, minhas angústias, meus conflitos, amenizar minhas crises e fazer dos meus dias invejavelmente deliciosos: desses que tornam uma autobiografia bem mais gostosa de ser escrita ou mais propensa à censura...;-)


(Marla de Queiroz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário