segunda-feira, 24 de junho de 2013

Um diálogo possível


Vivemos em uma época de constantes mudanças, em que estrutura familiar também é afetada. 
Na tentativa de incentivar os filhos e evitar um comportamento repressor, muitos pais sentem-se perdidos sobre quais medidas devem tomar ao educá-los. 
É importante que alguns princípios norteados sejam recordados, para uma educação saudável e fundamentada na realidade: Diga “não” à inversão de papéis. Filhos são filhos e pais são pais!

Os papéis não precisam se inverter. 
A vida familiar, como um todo, não deve girar única e exclusivamente em torno dos filhos em detrimento dos demais familiares e dos próprios pais.

Amar não significa atender a todos os desejos e anseios dos filhos. 
Muitos pais, não querendo que seus filhos enfrentem as dificuldades que eles mesmos viveram em sua infância, acabam por dizer “sim” a todos os desejos e caprichos. 
Criam, sem perceber, uma pessoa egocêntrica e arrogante, incapaz de lidar com respostas negativas e com a frustração.

Amar é, também, colocar limites
A frase “Nós amamos você, mas não concordamos com seus erros e vícios” precisa ser assumida por pais que queiram filhos maduros. 
O limite é educativo, pois tem implícito em si uma mensagem: você não é o centro do mundo!

Ninguém educa filhos saudáveis e autoconfiantes apenas com criticas. 
No entanto, somente com elogios e mimos, você não cria pessoas aptas a suportarem as contrariedades da vida. 
O segredo para uma boa educação dos filhos está no equilíbrio. São dois temperos que precisam ser bem dosados, constantemente.

Você educa mais com o exemplo do que com as palavras. No final de tudo, restará aquilo que você ensinou sem nada dizer: um gesto de honestidade, de fidelidade, de fé, de superação e de gratuidade tem o fantástico poder de moldar sadiamente o caráter de nossos filhos!

É sempre bom recordar: enquanto seus filhos estiverem sob seus cuidados, morando sob o mesmo teto, eles têm, sim, regras a obedecer. Horário para chegar, dizer aonde vão, quem são seus amigos e amigas. Informações básicas que, por mais que não agradem os filhos, fazem a diferença quando o assunto é cuidado integral. 
Eles podem até não concordar com tamanha preocupação, mas, lá adiante, quando tiverem seus próprios filhos e filhas, irão agradecer porque além se preocupou com eles. 
Afinal, quem ama, cuida, zela, aponta caminhos.
No entanto, não existem fórmulas mágicas na educação dos filhos. 
O que existe é a reta intenção de sempre acertar. O maior tesouro que você, como pai e mãe, poderá deixar a seu filho é a formação do caráter. 
Coisas materiais serão esquecidas com o passar do tempo, mas os ensinamentos que formam a mente e o coração permanecem para a vida toda como um tesouro de inestimável valor.

Pe. Sérgio Jeremias de Souza - Revista Ave Maria


Nenhum comentário:

Postar um comentário