sexta-feira, 24 de maio de 2013

Para conquistar amizades sinceras

Eclesiástico 6, 5-17 
Nesta leitura nós aprendemos a distinguir a verdadeira amizade e como atrair amigos e acalmar os inimigos. Por meio de uma palavra amena, de uma linguagem suave, doce e agradável nós podemos conquistar amizades sinceras.
A maneira como nós falamos, revela o sentimento que experimentamos, no entanto, Deus nos dá a graça de saber expressar até a nossa indignação com carinho e doçura. Isso fará toda a diferença até nos momentos decisivos em que temos de nos relacionar com pessoas que têm o pensamento contrário ao nosso. 

Com mansidão nós podemos conquistar a terra. Todavia, sabemos que nem todas as pessoas serão aqueles amigos fiéis e escolhidos por Deus para nos orientar. 
Podemos ter milhões de amigos, saudá-los com alegria e carinho, no entanto, nem todos podem ser nosso conselheiro. 

“Um amigo fiel é poderosa proteção quem o encontra, encontrou um tesouro,” nos diz a Palavra de Deus. 

Sabemos avaliar isso, quando passamos por momentos de aflição, de carência, de pobreza, de fracasso. 
Os amigos fiéis nós os adquirimos no temor ao Senhor, quando comungamos do pensamento de Deus e vivemos em unidade com a Sua Palavra e os Seus ensinamentos. 
Quando não conseguimos que todos sejam nossos amigos e alguns se tornam nossos inimigos, podemos guardar distância deles sem ter necessidade de querer enfrenta-los. 

Quem ama e respeita os conselhos do Senhor sabe conduzir bem as suas amizades e não há que temer aqueles que lhe são contrários. Todavia, antes mesmo de nos perguntarmos se temos amigos, devemos sim, questionar-nos se realmente estamos sendo amigos de alguém, 

A amizade é uma das formas do amor. É uma maneira de expressarmos o Amor de Deus que há no nosso coração. 
Os nossos maiores problemas são em vista dos maus relacionamentos que cultivamos, erradamente. 

Para nossa reflexão....
– Você tem sabido cultivar amizades? – Você costuma abrir o seu coração para toda pessoa a quem considera amigo? – Você sabe ajudar a seus amigos na hora do infortúnio? – Você coloca suas amizades sob o crivo da Palavra de Deus?

http://www.umnovocaminho.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário