sábado, 2 de junho de 2012

Um Olhar Para Nossos Jovens


            Cuidar de nossos jovens é, antes de tudo, abrir a nossa escuta para os seus desejos, os seus sonhos, os seus temores, os seus arrepios, os seus amores. Ser capaz do diálogo aberto e franco.
Como afirmam todos os bons terapeutas, pelas palavras do Dalai-Lama: - “não se pode dissipar as trevas da ignorância enquanto não se acender a chama da escuta.”

            Cuidar de nossos jovens é conspirar por uma nova educação que aborde seus quatro pilares: educar para conhecer, educar para fazer, educar para conviver e educar para ser.
            Necessitamos, portanto, de uma pedagogia que facilite ao jovem inclinar o coração para aprender a aprender, esclarecendo e nutrindo suas sementes vocacionais, para que possa fazer render os seus naturais e autênticos talentos.           

            Cuidar de nossos jovens é, sobretudo, dar um testemunho de um existir mais íntegro e transparente, mais terno, sábio e fraterno.
            Menos discursos e mais exemplos, menos palavras e mais ações.

            Aqui transcrevo um poema que uma menina fez para a sua mãe:

                        No caminho simples,
                        a pequena menina disse à sua mãe:
                        Eu estou seguindo suas pegadas, mãe,
                        e não quero cair.
                        Às vezes, eu as vejo, nitidamente.
                        Outras vezes, mal posso enxergá-las.

                        Caminhe um pouco mais firme, mãe!
                        Para eu poder lhe seguir.

                        Eu sei que há muito tempo,
                        você percorreu caminhos difíceis que não queria percorrer.
                        Conte-me tudo sobre este tempo, mãe; pois eu preciso saber.
                        Às vezes, quando eu duvido, eu não sei o que fazer.

                        Caminhe um pouco mais firme, mãe!
                        Para eu poder lhe seguir.

                        Um dia, quando eu crescer,
                        você é quem eu gostaria de ser.
                        Então eu terei uma pequena garotinha,
                        que vai querer me seguir.
                        Eu quero poder saber conduzi-la à Verdade!

                        Caminhe um pouco mais firme, mãe!
                        Para eu poder lhe seguir...

            Trata-se, simplesmente, de caminhar cada dia um pouco mais firme e ereto.
            Cada dia, ser um pouquinho menos mentiroso, menos terrorista, menos desintegrado.       
            Cada dia, ser capaz de um pouco mais de veracidade, de amor, de fraternidade.        
            Caminhe um pouco mais firme, pai, mãe, político, empresário, educador, cientista, artista, sacerdote, terapeuta!...
            Para que valha a pena os jovens também caminharem ao nosso lado.
            Para que possamos, juntos, reinventar o mundo e realizar, plenamente, o esplendor da Utopia Humana.

  Roberto Crema

Nenhum comentário:

Postar um comentário