domingo, 14 de abril de 2013

Falar, escutar, aprender e ser

É difícil falar, às vezes mais difícil escutar. Há sempre uma teimosia em nossas mentes e corações, ela coloca traves diante de nossos olhos e não percebemos o pouco caso que fazemos de nossas falhas e como elas afetam os que nos cercam.

É muito duro escutar a verdade, também é duro falar, mais ainda quando para os que amamos, sejam amigos, familiares... O que precisamos mesmo, é entender que muitas vezes o problema não é o que se fala, mas como se fala. Que somos responsáveis pelo que fazemos de bom, de ruim e pelo que deixamos de fazer.

Precisamos ser mais gratos com nossas vidas, com nossos amigos, com nossas famílias. Aceitar o princípio da individualidade, de que embora cada um pensa de uma forma ímpar, somos todos um.

Não dominamos a verdade, até por não a conhecermos plenamente. Não devemos jogar nossas palavras para o alto sem achar que ninguém as escuta.

Amar é cuidar! Cuidar do(a) parceiro(a), das amizades, da família.

Não estamos ao acaso jogados onde vivemos, Deus não é injusto e por isso nos coloca onde devemos estar, mas nós mesmos, por vezes, buscamos carmas que não nos compete carregar. Então só nos resta aguentar os solavancos da vida.

Nenhum ciclo se fecha por querermos, isso só acontece quando o que devemos aprender torna-se parte de nós, de nosso processo evolutivo. Não somos mais nem menos que nosso próximo, mesmo que seja o mais próximo. Não é o conhecimento que nos define, é o uso dele, são nossas ações com o que recebemos, pois quanto maior o conhecimento da vida, mais somos responsáveis por nossas ações e reações.

Precisamos abdicar do véu que insistimos em colocar diante de nossos olhos, eles deixam nossa visão turva mediante a realidade da vida.

Saber falar, saber ouvir.
Aprender e ser sempre mais do que um mero telespectador da vida.

Wagner Silva Monte Santo


Nenhum comentário:

Postar um comentário