domingo, 25 de setembro de 2011

A dor da Separação


A sabedoria popular afirma que uma das certezas absolutas de nossa vida é a de que um dia iremos morrer. No entanto, passamos toda a nossa vida sem nos preocuparmos com a preparação desse momento que, embora o desconheçamos, sabemos que chegará.

Todas as experiências humanas exigem uma reflexão. Em se tratando da experiência da perda de um ente querido, podemos considerá-la como uma das mais difíceis da nossa vida.
A morte da pessoa amada provoca muitos sentimentos: perplexidade, perda do sentido da vida, vazio, depressão, raiva, revolta contra Deus, culpabilidade, impotência... Esses sentimentos podem ser vividos de uma forma adequada, permitindo o desempenho do trabalho cotidiano, apesar sofrimento.

A perda da pessoa amada tem repercussões na experiência da fé. Daí a necessidade da solidariedade na promoção de espaços que propiciem acolhimento, ajuda afetiva e espiritual. Na Sagrada Escritura podemos perceber, principalmente nos salmos, a expressão dos sentimentos inerentes às perdas e aos sofrimentos.

Se você está passando por momentos de dor, crise e sofrimentos pela morte de um ente querido, mantenha sua mão segura nas mãos de Deus, pois, só Ele pode sustentá-lo e dar-lhe forças nessas ocasiões dolorosas.

Que a Palavra do Senhor: “Eu estarei convosco todos os dias...”, “Não se perturbe o vosso coração...” e a certeza de que seu ente querido já se encontra junto de Deus, confortem o seu coração e o de toda a sua família. Saiba que sempre há alguém rezando por você.

Tenha fé e confiança no Senhor, Ele jamais o abandonará.

(Ir. Maria Eugênia da Silva, ASCJ )

Nenhum comentário:

Postar um comentário