quinta-feira, 21 de março de 2013

Não à violência

A violência é um monstro que devora a sociedade atual e tem como casas uma série de fatores que se avolumaram com o decorrer dos anos.

Causas da Violência

A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA: Isto é, o crescimento descontrolado da população mundial, que foi agravado com a crise financeira global. Fica difícil conseguir emprego, lazer, moradia, atendimento médico, etc para tanta gente! Movidos pelo desespero, alguns assaltam para sobreviver.

A DESESTRUTURAÇÃO DA FAMÍLIA: Brigas, traições, separações, assassinatos, causados pela falta de amor, pelos baixos salários, etc. Os pais trabalham várias horas e não dão atenção aos filhos, os quais crescem revoltados.

A TELEVISÃO E O CINEMA: Que mostram três coisas básicas: sexo, drogas e violência. Os filmes, e até os desenhos como Tom e Jerry, por exemplo, ensinam vingança e violência. Os comércio do mundo ganham com o aumento da população mundial, pois assim há mais consumidores para os seus produtos. Por isso o cinema e a TV ensinam os jovens a serem violentos e fazerem sexo sem a menor responsabilidade. Por outro lado, está provado que os jogos de video-games (de lutas e de dar tiros), conduzem os jovens a violência! Pois alguns imitam isso na vida real.

O CONSUMISMO : A Sociedade Industrial de Consumo nos estimula pela propaganda a comprar e comprar... E, para poder trocar os nossos eletrodomésticos por outros mais avançados e modernos, uns trabalham demais, e outros assaltam...

O DESEMPREGO: Que é causado pela Globalização, pela máquina que substitui o homem, (catracas eletrônicas nos ônibus, robôs, computadores, colhedeiras na lavoura, esteiras e guindastes nos portos, etc.), pela política administrativa dos governos, o crescimento populacional, etc.

A MÁ DISTRIBUIÇÃO DA RENDA: Ou seja, uma minoria com muito dinheiro, e a grande maioria com muito pouco. Isto gera revolta. Saber que apenas 20% da população mundial desfruta de 80% das riquezas mundiais, sobrando apenas 20% dessas riquezas para a grande massa de 80%. Sendo grande parte favelados vivendo em condições subumanas .

O ESTATUTO DO MENOR: Que atribui exagerada impunidade ao jovem.

As drogas não são causas de violência, mas sim,consequências: O jovem recorre à venda de droga por estar desempregado, favelado, infeliz com as brigas em casa ... e, principalmente sem Deus.

A FALTA DE DEUS: Esta é a principal causa da violência no globo. Porque quem acredita em Deus, e pratica uma religião, sabe que o outro é seu irmão. E por isso não usará de violência para com ele. O mundo não está com falta de fé, mas sim falta coragem para praticar a fé. Precisamos mudar o ESTATUTO DO MENOR, e dar ao jovem: formação, ensino técnico, esporte, lazer, emprego, etc. Assim, ocupados, não terão tempo de praticar violência.

Salviano
www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário