terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Mensagem do Milho

Hoje, me deparei com este texto que serviu de reflexão em um dos vários treinamentos que fiz quando estava em sala de aula....
Milho ao Sol - José Malhoa
Aprendi com um humilde plantador:
Há milho de toda a espécie, mas tudo é milho.
O milho produz conforme é tratado.
Se lhe tiro o amido, dá maizena.
Se frito, dá pipoca.
Se môo, dá farinha ou fubá.
Se cozido ou assado, é bom para comer.
Se fica velho, é bom para os cavalos e galinhas.
Mas o milho só produz o que quero, se o trato conforme precisa.
E cada a espécie só posso pedir o que posso dar: milho comum não dá pipocam, milho de pipoca nõ serve para fazer curau.
E o milho só produz se é tratado como devido, na hora exata.
Se não cozinho o milho verde enquanto está verde, fica duro.
Se frito o milho verde não dá pipoca.
Se colho o sabugo antes dele crescer, ele não serve.
Até que ele fique como quero, como precisa, tenho que cuidar dele, dar-lhe o que necessita.
Essa lição do milho também serve para quem cuida de gente e e para quem quer amar.
Amar é ajudar a produzir, a ser, a realizar-se.
Não peça ao milho verde que ele dê pipoca, nem ao milho imaturo que seja como um milho que já dê alimento.
Dê-lhe o que precisa para que se desenvolva, conforme a sua espécie.
Assim como o sábio plantador é dada a satisfação de colher belas espigas, ao educador, com o seu trabalho, habilidade, dedicação e amor é dado o milagre de transformar tenras criaturas em seres prontos a produzir e realizar-se.

Autor: Desconhecido

Ainda sobre o milho....

O melhor milho da região...

Conta-se a história de um agricultor que, há vários anos, tinha a melhor plantação de milho da região.

Na altura da entrega de um prêmio, um jornalista ali presente perguntou-lhe qual era o seu segredo.

– Eu partilho sempre a semente do meu milho com os meus vizinhos.

Perante o ar de admiração do repórter ele continuou:

– O vento leva o pólen do milho maduro de campo para campo. Se os meus vizinhos cultivarem milho inferior, a polinização degradará a qualidade do meu milho. Por isso, para eu poder ter milho bom, tenho de ajudar os meus vizinhos a cultivarem milho bom também.

O mesmo se passa com outras dimensões da vida...

Se queres ser feliz tens de ajudar os outros a encontrarem a felicidade. 

O bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário