terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Expressar nossos sentimentos

Muitas vezes quando expressamos nossos sentimentos não o fazemos da forma adequada e isso pode prejudicar consideravelmente nossos relacionamentos, sejam eles familiares, pessoais ou profissionais.

Primeiro precisamos adquirir a disposição de expressar nossos sentimentos, para isso é extremamente importante saber conversar no nível adequado com cada pessoa.

Frequentemente temos a tendência de achar que todos sabem como nos sentimos a respeito deles, geralmente nossas conclusões a esse respeito estão erradas. Ninguém tem obrigação de conhecer nossos sentimentos se nós não nos expressarmos.

John Powel, contou parte de sua história pessoal no dia em que seu pai morreu. “(...) Quando dei a notícia para minha mãe, a resposta dela me surpreendeu, ao invés de cair no desespero ela simplesmente disse: Oh, ele tinha tanto orgulho de você e o amava tanto! Então eu a abracei e comecei a chorar mansamente, as lágrimas não me permitiam falar, mas eu queria dizer-lhe: Não estou chorando a morte do papai, choro porque ele nunca disse que se orgulhava de mim, nunca me contou que me amava. Naturalmente esperava que eu soubesse estas coisas, esperava que eu soubesse o quanto eu significava na vida dele e o grande lugar que eu ocupava em seu coração, mas ele nunca me disse”.

Nossa felicidade plena esta atrelada ao fato de aprendermos a expressar os nossos sentimentos, não apenas pela voz, mas pelo tom, pelo olhar, por gestos.

Muitas vezes quando não conseguimos conversar com águem, o mais comum é pensar: ”O que há de errado com ele?”. Quando na verdade deveríamos questionar sobre os nossos métodos: “O que estou fazendo de errado”?Esta deveria ser nossa principal pergunta.

Um sorriso oportuno, um afago nos cabelos, um toque sensível nos ombros, são de suma importância. O silêncio embora oportuno algumas vezes, quando usado em demasia costuma isolar. Períodos de silencio tenso provocam questionamentos, mágoas e geralmente levam a conclusões erradas.

Quando temos a disposição para expressar o que sentimos, conseguimos criar o momento oportuno para deixar nossa mensagem, mas precisamos estar dispostos. Em outras palavras correr riscos.

Geralmente o que nos impede de expressar nossos sentimentos é o medo do que as pessoas vão pensar de nós.

Meu desafio hoje é: deixemos o medo de lado, não nos preocupemos com coisas sem importância. Sejamos bravos e fortes o suficiente para expressar o que sentimos sem medo de ser feliz.

Silvana Pelosi Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário