quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Antes morrer

Nosso país é, no mínimo, curioso. 
Em novembro de 2012, José Eduardo Cardozo declarou: “Do fundo do meu coração, se fosse para cumprir muitos anos em alguma prisão nossa, eu preferiria morrer”. 
Mais curioso ainda é que esse cidadão é justamente o ministro da Justiça. Mesmo que ele não tenha responsabilidade direta sobre “alguma prisão nossa”, ele ostenta, no título do cargo, a palavra justiça. Coincidentemente, o ministro fez essa declaração, tipo desabafo, um dia depois de o Supremo Tribunal Federal ter condenado José Dirceu a dez anos e dez meses de prisão. 
Foi preciso um ex-ministro ser condenado para que o titular da Justiça classificasse de medieval a estrutura do sistema prisional brasileiro. 
Com relação à corrupção, disse que “é um negócio que infelizmente vem da nossa cultura”.

Acho eu que é também da nossa cultura não admitir o óbvio, tapar o sol com peneira, fugir às evidências negando ou dissimulando o que é evidente, como escândalos públicos e notórios que prejudicam, direta ou indiretamente, a população. 
Só agora, estar encarcerado ou, como se diz na gíria, ver o sol nascer quadrado, no Brasil, aparece como “não dignificante”, vale dizer, degradante. 
Nossas autoridades em geral não admitem fracassos, ou sempre têm uma resposta para minimizá-los. Serve-se suculenta pizza com uma doce limonada feita com limão azedo. 
Em suma, falta autocrítica, pessoal e institucional, inclusive às obras, feitas ou por fazer. Sei que na prática é difícil ser autêntico. 
Maquiar, criticar, prometer é fácil; difícil é fazer. 
Mas é preciso fiscalizar o básico, independentemente das pessoas atingidas, sobretudo quando se propalam, demagogicamente, medidas em favor das minorias marginalizadas.

Curioso, ainda, é que a palavra cárcere significa também o lugar de onde saíam os cavalos, nos circos da antiga Roma. 
Ah! Qualquer semelhança pode ser mera coincidência, a menos que esses cavalos fossem tratados a pão de ló.

Prof. Antônio de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário